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sábado, 14 de março de 2009

Para concursos

AULA 1: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Identifique os paradigmas de cada momento histórico:
a) Antigüidade: Filosofia
b) Idade Média: Teocentrismo
c) Idade Moderna: Antropocentrismo
d) Idade Contemporânea: Iluminismo (já existem outros atualmente, ex. neoliberalismo)

Em que contexto histórico a instituição “escola” emerge? E a “escola pública”?

A escola é uma invenção moderna, surge com a necessidade de transmitir o conhecimento científico, oriundo do paradigma antropocentrista.
A escola pública surge a partir da consolidação dos estados nacionais (repúblicas), inspirada nos princípios de liberdade, fraternidade e igualdade (Revolução Francesa
)

Cite o principal marco referencial para a Educação Brasileira. Quais eram os seus princípios?

1932: Manifesto dos Pioneiros da Escola (ou da Educação) Nova. Os princípios são: escola pública, gratuita, obrigatória e laica (desvinculada da religiosidade).

Qual a importância do educador Paulo Freire para a Educação Brasileira?

Paulo Freire se empenhou em promover uma educação em prol dos movimentos populares, que por conta do fracasso escolar, haviam sido excluídos dos processos de escolarização. O educador pregava a idéia de que a educação é um ato político, pois promove a libertação do indivíduo da condição de oprimido (imposta pelo sistema capitalista). Inicia seu trabalho com um campanha regional de alfabetização, em 1961, no Rio Grande do Norte (“De pé no chão também se aprende a ler”), cultivando um sentimento nacional a serviço do povo. Seu método de alfabetização se baseava na palavra geradora, oriunda do universo vocabular dos educandos.

Quais as principais características das legislações brasileiras?

Lei nº 4024/61 – Exame de Admissão (passagem do primário para o ginásio). Nomenclatura: Primário, Ginásio, Colégio e Ensino Superior.
Lei nº 5692/71 – Tecnicista e “Educação Moral e Cívica”. Nomenclatura: 1º, 2º e 3º graus.
Lei nº 9394/96 – Democrática, descentralizadora e popular. Nomenclatura: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Superior.

Desenhe o organograma de tendências pedagógicas de acordo com ARANHA:

LIBERAIS PROGRESSISTAS/SOCIALISTAS
Tradicional Reprodutivistas (transitória)
Nova (ou Renovada) Libertária
Tecnicista Libertadora
Crítico-social dos conteúdos
OBS: Não aprofunde!!!

Sinalize alguns teóricos e seus respectivos pensamentos citados no livro “História da Educação” de Maria Lúcia Aranha:

Froebel
Criador dos Jardins de Infância
Dewey
Escola pragmática (prática)
Decroly
Centros de Interesse
Montessori
Atividade com liberdade (rodízio)
Skinner
Behaviorismo (condicionamento)
Paulo Freire
Educação é um ato político


EXERCÍCIOS DE CONCURSOS

1. (Mesquita, 2006) Ao longo dos séculos a educação escolar tem sofrido significativas mudanças. Sobre a educação escolar indique a afirmativa correta:
(a) A educação escolar define-se como o único espaço informal na sociedade;
(b) A idéia de escola pública e obrigatória ganhou impulso no século XVIII E XIX;
(c) A educação escolar sempre foi obrigatória para toda população brasileira;
(d) A educação escolar foi a modalidade de educação na idade média;
(e) A educação escolar não promove qualquer tipo de controle social sobre os indivíduos.

2. (Niterói, 2003) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, elaborado em 1932, expressou algumas das tensões entre os educadores conservadores e renovadores. Considere as idéias expressas pelos renovadores no Manifesto:
I - O Manifesto criticou reformas parciais e apontou a necessidade de se elaborar um plano que desse unidade à política educacional. Os renovadores esclareceram, entretanto, que unidade não significava uniformidade. Unidade nacional pressupunha o respeito à multiplicidade e não a adoção de um centralismo estéril.
II - O Manifesto apontou a importância da autonomia da função educacional. Para tanto, os renovadores defenderam a necessidade da criação de um fundo que garantisse verbas exclusivas para a educação, que não oscilassem conforme o interesse do governo ou da situação financeira da época.
III - Os renovadores, preocupados com a qualidade do ensino, defenderam o monopólio da educação pelo Estado, para garantir uma formação consistente para todos os cidadãos, independente da classe social, religião ou gênero.
IV - A educação no Manifesto assumiu uma verdadeira função social. Os renovadores defenderam que a educação deveria possibilitar as mesmas oportunidades a todos, independente do grupo social. Assim, seria possível formar uma “hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”.
Pode-se afirmar que está correto o que se diz nos itens:
(a) I, II, III e IV;
(b) I e II;
(c) I, II e III;
(d) I, II e IV;
(e) III e IV.

3. (Rio de Janeiro, 1997) No contexto do início dos anos 30, a luta ideológica travada em torno da educação demarcou duas posições distintas entre os educadores. O grupo ligado à Associação Brasileira de Educação (AEB), movimento renovador que defendia a laicidade do ensino, a institucionalização da escola pública e a co-educação elaborou um documento, publicado em 1932, denominado como Manifesto:
(a) do Pau-Brasil.
(b) da Educação Nova.
(c) ao Povo e ao Governo.
(d) da Educação Renovadora.

4. No contexto do final dos anos 50 e início dos anos 60, tornou impulso no Brasil entre outros, o movimento educacional por uma educação popular, dedicado principalmente a educação informal e a educação de jovens e adultos. No início de 1964 destacou-se nesse movimento a Campanha Nacional de Educação de Adultos, dirigida por:
(a) Paulo Freire;
(b) Anísio Teixeira;
(c) Lourenço Filho;
(d) Florestan Fernandes;
(e) Fernando de Azevedo.

5. (Estado, 2007) A organização dos sistemas nacionais de ensino data de meados do século XIX. Essa organização inspirou-se no princípio de que a Educação é:
A) um elemento de exercício da democracia
B) uma prática social de responsabilidade de toda a sociedade
C) uma prática social destinada a formar as elites
D) obrigação de todos e dever do estado
E) direito de todos e dever do estado

6. (Eletrobrás, 2006) São princípios da Escola Nova, sob os quais se desenvolveu toda a sua linha de ação educacional, exceto:
a) respeito à personalidade do educando.
b) a defesa do prioritário ao saber pensar e não ao saber fazer.
c) reconhecimento de que o educando precisa de liberdade.
d) a defesa de que o indivíduo deve ter uma base de educação comum.
e) a proposição de ser uma escola comunitária que se propunha por uma forma de vida e de trabalho em comum.

7. (Estado, 2007) O “Manifesto dos Pioneiros”, um marco da transformação da Educação Pública Brasileira, se opunha:
A) à visão tecnicista da Educação
B) à visão libertária da Educação
C) à visão transformadora da Educação
D) à visão tradicional da Educação
E) aos princípios da Escola Nova

8. (Pedro II, 2006) Muitos procedimentos pedagógicos que são praticados hoje, em nossas escolas, tiveram origem na Pedagogia Nova, corrente acolhida no Brasil desde os anos 30 do século XX, a respeito da qual são feitas as afirmativas que se seguem:
I – As escolas católicas, que tiveram uma forte influência na Educação Brasileira ao longo do século XX, rejeitaram a Pedagogia Nova.
II – O escolanovismo foi absorvido pelo educador Paulo Freire, no âmbito dos movimentos populares.
III – Durante os anos 60, versões mais cientificistas e psicologizantes do escolanovismo substituíram as idéias de base.
IV – A Pedagogia Tecnicista incorporou o escolanovismo com o apoio do regime militar que incentivou o aprofundamento dos movimentos da educação popular.
São corretas, apenas, as afirmativas:
a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) III e IV
e) I, II e III

9. (Pedro II, 2007) O movimento Escola Nova ganhou impulso no Brasil após a divulgação do documento denominado Manifesto da Escola Nova, que defendia:
A) a busca da liberdade como meio de superar as contradições do ensino tradicional.
B) a proposta de um ensino organizado por disciplinas.
C) a universalização da escola pública, laica e gratuita.
D) a preservação das classes populares do contato com a cultura dominante.

10. (Marataízes, 2007) A ditadura militar, sob o vácuo deslocado pela destruição das entidades que apoiavam os movimentos da educação popular, criou em 1967, um programa destinado à alfabetização em massa, denominado:
a) AI-5 (Alfabetização Integral);
b) UNE (União Nacional da Educação);
c) LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação);
d) MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização);
e) GTRU (Grupo de Trabalho da Reforma Universitária).




GABARITO: 1. B; 2. D; 3. B; 4. A; 5. E; 6. E; 7. D; 8. C; 9. C; 10. D.

Um comentário:

Lucy Balbinotti disse...

amei essa pagina vc estão de parabens! achei um otimo conteudo para poder estudar para concursos, sem ser cansativo.