Para se obter o resultado esperado, o trabalho com a escrita deve apresentar situações identificáveis para a criança e que representem algo, como no caso dos rótulos, ou alguém importante na sua vida.
Por esse motivo, encaminha-se também o trabalho pelo marco identificatório que é o próprio nome da criança. Com função de identificação, a palavra merece ser analisada por se configurar como texto.
Ressaltamos ainda a importância de se efetivar este trabalho com outros nomes:
Por esse motivo, encaminha-se também o trabalho pelo marco identificatório que é o próprio nome da criança. Com função de identificação, a palavra merece ser analisada por se configurar como texto.
Ressaltamos ainda a importância de se efetivar este trabalho com outros nomes:
da escola,
dos pais,
da cidade,
dos estados,
do país,
de revistas
e jornais, envolvendo-os em reflexões, auxiliando os alunos a fazerem relações básicas a respeito da língua escrita.
ALGUMAS SUGESTÕES PARA O TRABALHO COM NOME
- Escreva e leia o nome da criança em crachás, utilizando letra de imprensa maiúscula (caixa-alta) na presença dela, para que ela perceba.
- Estabeleça relações dos nomes dos alunos com outros que:
. têm o mesmo número de letras:
ex.: ALINE/ ANDRÉ/ JOYCE/ MARIA
. iniciam com a mesma pronúncia:
JOSILENE / JOSÉ
. iniciam com a mesma letra:
ROGÉRIO/ RICARDO/ RENATA
. terminam com a mesma pronúncia:
JULlANA / MARIANA / JOANA / JÉFERSON / ÂNDERSON / CLÉVERSON
. contêm palavras em si:
LUANA/ LUA/ ANA
LUCIANO /LÚCIA/ ANO
MÁRCIO/ MAR
. já foram contextualizados em sala de aula:
SAPO /SÔNIA/ SILVANA
- Relacione o nome dos alunos com o nome do professor, da escola, da cidade, etc.
- Escreva no quadro-de-giz o seu nome e leia em voz alta.
- Destaque a letra inicial dizendo o nome da letra.-
- Solicite aos alunos que recortem, de jornais e revistas, a letra inicial do nome do professor e colem no caderno.
- Proponha a pesquisa de nomes que iniciam com a letra L, nos crachás dos alunos da sala.
- Pedir a eles que pesquisem em revistas e jornais as letras que compõem o próprio nome.
- Utilize os crachás para fazer chamada e jogos.
- Monte o nome com o alfabeto móvel.
- Selecione rótulos de produtos cujos nomes comecem com a letra inicial dos nomes dos colegas.
- Copie o nome em etiquetas para identificar o materiat escolar.
- Faça uma lista no quadro, separando os nomes de meninos e meninas. Depois, peça que copiem.
- Mostre alguns desenhos de objetos cujos nomes também começam com a letra L. Peça aos alunos que digam os nomes dos objetos, escreva-os no quadro e, depois, solicite que copiem no caderno.
- Proponha uma pesquisa de rótulos cujos nomes dos produtos também iniciam com a letra L e monte um mural com os alunos.
- Solicite aos alunos que montem o nome do professor, com o acervo de letras. Peça que pintem da mesma cor as letras que se repetem no mesmo nome.
- Solicite aos alunos que montem o nome Luciana, com o alfabeto móvel. Proponha que retirem as letras e observem os nomes encontrados.
- Sugira aos alunos a brincadeira stop com a letra L.É interessante, durante todo o trabalho de alfabetização, propor desafios aos alunos, para que eles pensem sobre a escrita, sobre o que ela representa e como representa graficamente a linguagem.
Um comentário:
Parabéns ! Seu trabalho é muito bom. Todo aquele que ama o que faz só pode colher bons frutos e ter construções sólidas. Bye, bye. Prof Mariza
Postar um comentário