1. Vamos lá!
Meça duas xícaras de água e as esvazie em um recipiente. Depois coloque para flutuar na água vários objetos de diferentes materiais e tamanhos, como uma pena, uma bola de gude, uma tampa de plástico de garrafa, etc. Quanto tempo flutua cada objeto? Alguns objetos afundam imediatamente? Escreva suas observações em um caderno. Agora coloque colheradas de sal na água, uma por uma, e volte a depositar os objetos. Qual a quantidade de sal necessária para que se note uma diferença na densidade da água? Calcule a proporção de sal na água.
2. Conseguindo a notícia.
Imagine que você está no ano de 1493 e é um repórter jornalístico do jornal “O Mensageiro de Madri”. Está sentado no porto de Palos na Espanha, esperando que Cristóvão Colombo regresse com a Nina, a Pinta e a Santa Maria. Desenvolva uma história para a primeira página, descrevendo o que vê e escuta quando a tripulação regressa. Inclua frases de Colombo e dois membros de sua tripulação em sua história. Lembre-se: Eles acreditavam que haviam encontrado uma rota até a Ásia.
3. O que vai volta.
O fato de jogar lixo, despejar material tóxico e desperdícios industriais, a poluição chega aos oceanos rapidamente. Quando as ondas e a maré chegam a beira, recolhem qualquer tipo de lixo. A poluição tem causado que frequentemente muitas praias fiquem inapropriadas para nadar. Selecione uma praia que tenha sido fechada por causa da poluição. Investigue o que se foi feito pela situação. Depois desenvolva um plano para limpar a praia.
4. Amarre essas marés.
Selecione um lugar da costa de qualquer parte do mundo que você gostasse de visitar e procure informações sobre a alta e baixa de sua maré. Desenvolva uma tabela com a informação de um mês e análise-a. Que padrão você encontra? As altas e as baixas marés ocorrem na mesma hora todos os dias? A que horas do dia seria a melhor para estar na praia? A que horas do dia seria melhor para atividades na terra?
5. ¡Tsunami!
Da palavra japonesa “onda de porto”, um tsunami pode produzir-se depois de um terremoto, uma erupção vulcânica ou um estrondo baixo de água. Nem todos os tsunamis são grandes e destruidores, mas alguns podem alcançar até 30 metros (100 pés) de altura quando chegam à orla. Os tsunamis também podem viajar a uma velocidade de até 375 km (600 milhas) por hora. Imagine que você vive em uma cidade do Hawai que tenha sido atacada por um tsunami. Desenvolva vários planos para conseguir um sistema de alerta com antecedência para a população e escreva uma carta para o editor do jornal local explicando o funcionamento de seu sistema.
6. Pegue uma onda.
Crie seu próprio livro de recortes sobre o oceano. Comece a colecionar informações interessantes sobre ondas, correntes, investigação, exploração do mundo debaixo da água, as criaturas do oceano e qualquer outro tema relacionado que lhe interesse. Procure sites na internet, artigos de revistas e jornais, livros de referencia e outras fontes de informação. Colecione e organize fotografias, ilustrações, historias, anedotas e outros feitos divertidos para compartilhar com seus companheiros de sala de aula.
7. Dieta baixa em sal.
Em fevereiro de 1982, o barco de Steven Callahan afundou em uma tempestade nas costas da África. Ele sobreviveu durante 76 dias em um barco de um metro e meio por meio metro o qual chamou o Pato de Hule. Devido a que a água do oceano é muito salgada para o corpo humano, ele construiu uma cabine de evaporação de água, utilizando os seguintes objetos: uma caixa de plástico retangular, uma tampa em forma de cone para a caixa, duas latas e dois pedaços de tecido preto que caibam no fundo das latas. Faça um diagrama sobre como imagina que Callahan dispôs estes objetos para poder coletar e beber a água salgada do oceano.
Meça duas xícaras de água e as esvazie em um recipiente. Depois coloque para flutuar na água vários objetos de diferentes materiais e tamanhos, como uma pena, uma bola de gude, uma tampa de plástico de garrafa, etc. Quanto tempo flutua cada objeto? Alguns objetos afundam imediatamente? Escreva suas observações em um caderno. Agora coloque colheradas de sal na água, uma por uma, e volte a depositar os objetos. Qual a quantidade de sal necessária para que se note uma diferença na densidade da água? Calcule a proporção de sal na água.
2. Conseguindo a notícia.
Imagine que você está no ano de 1493 e é um repórter jornalístico do jornal “O Mensageiro de Madri”. Está sentado no porto de Palos na Espanha, esperando que Cristóvão Colombo regresse com a Nina, a Pinta e a Santa Maria. Desenvolva uma história para a primeira página, descrevendo o que vê e escuta quando a tripulação regressa. Inclua frases de Colombo e dois membros de sua tripulação em sua história. Lembre-se: Eles acreditavam que haviam encontrado uma rota até a Ásia.
3. O que vai volta.
O fato de jogar lixo, despejar material tóxico e desperdícios industriais, a poluição chega aos oceanos rapidamente. Quando as ondas e a maré chegam a beira, recolhem qualquer tipo de lixo. A poluição tem causado que frequentemente muitas praias fiquem inapropriadas para nadar. Selecione uma praia que tenha sido fechada por causa da poluição. Investigue o que se foi feito pela situação. Depois desenvolva um plano para limpar a praia.
4. Amarre essas marés.
Selecione um lugar da costa de qualquer parte do mundo que você gostasse de visitar e procure informações sobre a alta e baixa de sua maré. Desenvolva uma tabela com a informação de um mês e análise-a. Que padrão você encontra? As altas e as baixas marés ocorrem na mesma hora todos os dias? A que horas do dia seria a melhor para estar na praia? A que horas do dia seria melhor para atividades na terra?
5. ¡Tsunami!
Da palavra japonesa “onda de porto”, um tsunami pode produzir-se depois de um terremoto, uma erupção vulcânica ou um estrondo baixo de água. Nem todos os tsunamis são grandes e destruidores, mas alguns podem alcançar até 30 metros (100 pés) de altura quando chegam à orla. Os tsunamis também podem viajar a uma velocidade de até 375 km (600 milhas) por hora. Imagine que você vive em uma cidade do Hawai que tenha sido atacada por um tsunami. Desenvolva vários planos para conseguir um sistema de alerta com antecedência para a população e escreva uma carta para o editor do jornal local explicando o funcionamento de seu sistema.
6. Pegue uma onda.
Crie seu próprio livro de recortes sobre o oceano. Comece a colecionar informações interessantes sobre ondas, correntes, investigação, exploração do mundo debaixo da água, as criaturas do oceano e qualquer outro tema relacionado que lhe interesse. Procure sites na internet, artigos de revistas e jornais, livros de referencia e outras fontes de informação. Colecione e organize fotografias, ilustrações, historias, anedotas e outros feitos divertidos para compartilhar com seus companheiros de sala de aula.
7. Dieta baixa em sal.
Em fevereiro de 1982, o barco de Steven Callahan afundou em uma tempestade nas costas da África. Ele sobreviveu durante 76 dias em um barco de um metro e meio por meio metro o qual chamou o Pato de Hule. Devido a que a água do oceano é muito salgada para o corpo humano, ele construiu uma cabine de evaporação de água, utilizando os seguintes objetos: uma caixa de plástico retangular, uma tampa em forma de cone para a caixa, duas latas e dois pedaços de tecido preto que caibam no fundo das latas. Faça um diagrama sobre como imagina que Callahan dispôs estes objetos para poder coletar e beber a água salgada do oceano.
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