Seguidores

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Assistindo um vídeo passo-a-passo...

Introdução
Os três tópicos abaixo oferecem sugestões de como utilizar o vídeo durante as aulas. Eles são igualmente importantes para avaliar o efeito do vídeo e os resultados da aprendizagem.

Deve-se lembrar que assistir a um vídeo na sala de aula , não equivale a ir ao cinema. Tenha alguma atividade preparada, que esteja relacionada ao segmento que as crianças vão assistir. Desta maneira, será mais fácil para eles prestarem atenção. Enfoque sua apresentação nestes três pontos chaves, que marcarão a importância do trabalho que vão fazer. Assegure-se de ter o material e as atividades escolhidas para usar, conforme segue:

- Antes de assistir o vídeo
- Durante o vídeo
- Após assistir o vídeo

Antes de assistir o vídeo
Anuncie aos seus alunos que eles verão um vídeo. Diga a eles do que se trata e peça-lhes que apresentem idéias e hipóteses sobre o que vão assistir. Estas informações podem ser anotadas no quadro negro ou em uma das folhas que estão incluídas neste guia, que poderão ser copiadas e entregues a cada aluno.


O que sei. O que quero saber. O que aprendi.

Esta folha facilitará a organização do trabalho das crianças. Nesta primeira parte, elas irão preencher a coluna intitulada: O que sei. Nesta coluna, como o próprio título indica, as crianças poderão escrever o que sabem sobre o tema a ser abordado.

*Existem muitas outras sugestões, incluídas neste guia, que poderão ser enviadas pelo correio, após prévia solicitação do educador.


Durante o vídeo
Dê às crianças uma tarefa relacionada ao conteúdo do segmento do vídeo que estão prestes a assistir. Peça de três a cinco detalhes sobre o mesmo. Um sobre o início, dois ou três sobre o meio, e um ou dois sobre o final. Os alunos deverão anotar as informação na segunda coluna da folha de trabalho. Dois objetivos serão atingidos através desta atividade: Primeiro , que as crianças prestem atenção durante o segmento, e segundo, que estejam alertas às respostas que foram solicitadas. Lembre-se: não apague as luzes!

Após assistir o vídeo
Peça para que as crianças escrevam, na terceira coluna, algo novo que tenham aprendido com o vídeo e que troquem rapidamente a folha com os colegas. Na folha "do colega", peça para que anotem outros dados importantes. Repita este processo duas ou três vezes; e depois devolva as folhas para as mãos de seus "donos".

As crianças, sem saber, terão contribuído com seus colegas, ao incluir novos dados que talvez os outros não tenham percebido durante a apresentação do vídeo. Desta forma, o processo de aprendizagem se fará de forma divertida, as crianças terão sem dúvida aprendido algo novo e ao mesmo tempo, terão desfrutado de um vídeo educativo, que através de atividades estimulantes, tornou-se também muito divertidos.

Tempo: O vídeo e as atividades de apresentação do mesmo podem ocupar de 10 a 15 minutos de sua aula. Provavelmente você não apresentará outro segmento enquanto não terminar uma nova unidade. Mas de uma coisa você pode ter certeza: as crianças não se esquecerão do quão fácil e divertida foi a aula e a matéria abordada.



Tabela de aprendizado

Nome:____________________________________________________
Ano: ___________________________ Disciplina:____________________
Professor: ___________________________________________________
Titulo do vídeo: _____________________________________________
Tema:______________________________________________________



* O QUE SEI _______________________________________________
_______________________________________________________

* O QUE QUERO SABER ______________________________________
_______________________________________________________

* O QUE APRENDI __________________________________________
_______________________________________________________

Nenhum comentário: