Seguidores

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Como consertar o mundo!


Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.

Certo dia, seu filho de 7 anos entrou feliz em seu local de trabalho, decidido a ajudá-lo a trabalhar. Nervoso pela interrupção, o cientista insistiu que o menino fosse brincar em outro lugar. Ao perceber que seria impossível demovê-lo da idéia, o pai procurou algo que pudesse distrair a atenção do garoto. De repente, ao olhar uma revista, deparou com o mapa-múndi! Então pegou uma tesoura e recortou o mapa em vários pedaços; apanhou um rolo de fita adesiva e entrgou os materiais ao filho, dizendo:

- Gosta de quebra-cabeças? Então eu vou lhe dar o mundo em pedacinhos para que você o conserte . Veja se consegue arrumá-lo direitinho! Ah, faça tudo sozinho!

Calculou que a criança levaria dias para montar o mapa. No entanto, poucas horas depois, ouviu a voz do filho, que o chamava calmamente:

- Papai, consegui acabar tudinho!

A princípio, o pai não acreditou nas palavras do garoto. Seria impossível, na sua idade, montar um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. todas as peças havias sido colocadas nos devidos lugares!
Ainda incrédulo, o pai perguntou ao menino:

- Meu filho, como conseguiu montar o quebra-cabeças se você não conhecia o mapa-múndi?

- Eu não sabia como era esse mapa, mas quando você o recortou fda revista, percebi que, do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem; então, virei os recortes e comecei a montálo. Quando consegui acertar, virei a folha e percebi que havia consertado o mundo.



Troca de ideías:


De que modo o ato de consertar o mundo está interligado com a ação de corrigir o homem?

Como posso contribuir nessa mudança?
Do livro: “Histórias da sabedoria do povo: um novo modo de refletir sobre os valores”

Carmen Seib - Editora Paulinas

Nenhum comentário: