Seguidores

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Biodiversidade


A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical Bio = vida, e da palavra diversidade = variedade, conclui-se que biodiversidade significa ‘variedade de vida’. A Biodiversidade reúne toda variedade de vida, desde microrganismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies que estabelece uma inter-relação no qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do ecossistema.
A biodiversidade funciona como uma máquina, onde animais e vegetais são suas engrenagens, por exemplo, se uma espécie de vegetal for comprometida poderá ocasionar a extinção daquele animal que o tem como base de sua dieta. Esse animal que se extinguiu possuía uma função na cadeia alimentar ou na própria natureza. A preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida.
As indústrias têm focalizado sua atenção às florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas não pensam que essa exploração pode alterar ou impactar as áreas de possível extração. O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas, desenvolver tecnologias, cria várias coisas, mas não consegue, ou não quer recriar os habitat que ele mesmo danificou.
Estudos revelam que nos próximos 25 anos, entre duas a sete espécies em cada 100 vão extinguir-se, então verificamos que cada planta extinta ocasiona a perda de 30 espécies de animais e insetos que dela dependem.

10 comentários:

Letícia Soares disse...

Olá, parabéns pelo blog! Super interessante! bjo

Loiane Soudi disse...

Marivilhoso!! Parabêns pelas postagens interessantes. Um grande abraço!

Weslley Almeida disse...

É urgente a discussão - e sobretudo a práxis - para um desenvolvimento sustentável que assegure a biodiversidade do nosso planeta.
Inlcusive, o último texto postado no meu blog Le-Tranças tem uma relação esse seu texto...
Abraço!

POESIAS COM O EVANGÉLIO disse...

Ótimo esclarecimento e com isso fortalecimento do despertar para uma pré-disposição à lutar a favor da preservação da natureza. Eu, em particular, aprendi e compreendi o grau do perigo que se aproxima velozmente. Parabéns pela matéria publicada.

Criando com Tia Sonia disse...

Amiga tem selinho pra vc no meu blog!! BBjs Sonia

Mistérios do Vale disse...

Adorei, legal ver tantas professoras tão animadas. Convido a conhecerem meus blogs:
http://misteriosdovale.blogspot.com
e http://professorespreparandoaula.blogspot.com
Paz e bem!
Sônia Gabriel

SoterO disse...

Postagem bastante interessante.

=]

Também comecei um blog. É sobre Matemática.
Aceito sugetões, já que sou um simples inicianteeeeee.

Abçs,
SoterO.

Prof.: JOSÉ CARLOS disse...

Vim conhecer seu espaço e gostei muito! Muito seleto e diversificado. Parabéns. A educação é a base do ser humano para sua vida em sociedade e para uma vida feliz. Também sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir, repleto de aprendizados diários em rumo a uma qualidade de vida equilibrada.
Obs: Me tornei seu seguidor.
Prof. José Carlos
http://projetosead.blogspot.com/

Morena Gatinha disse...

olá sou apaixonada por EA.
visite e comente no meu blog. Parabéns!
bjus

Carol disse...

Muito Legal.
umblogmuitospensamentos.blogspot.com