Seguidores

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Preguicinha Oral...adorei este achado na internet

Preguicinha Oral

Uma das atividades que mais gosto na Alafabetização Natural é a Preguinha.
O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.
O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguinha!
Esta é uma atividade que faço diariamente, fora da sala de aula. Algumas vezes em grupo e outras de forma individual.,sempre que vamos iniciar o estudo de uma letra ou em qualquer outra atividade que desperte a curiosidade de cada aluno a descobrir novas palavras e ampliar o seu vocabulário.
As crianças ADORAM!!!
Disponibilizo aqui algumas das inúmeras palavras que temos na sala de aula para realizar a atividade. Como mencionei acima, ela pode ser realizada com a turma toda, individualmente ou em grupos, como um jogo entre os alunos.

Os cartões são feitos de cartolina. O envelope de papel colorset. O envelope não posui segredo! É só cortar o papel, dobrá-lo e colá-lo. Não se esquecer de deixar as duas lateraias abertas para se puxar a palavra e guardá-la depois!

Passo a passo:










Fonte: O mundo da Alfabetização

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal !Conheci seu blog a través da Jacirinha, e gostei muito, suas postagens sobre a páscoa estão super ! Continuando a passear fiquei surpresa ao descobrir que vc linkou o meu blog "Canto-do-conto", puxa...obrigada ! Quero convidá-la a visitar meus outros espaços http://aprendizarteatelie.blogspot.com e tb http://bem-bolado-projetos.blogspot.com e deixe su comentário para eu saber o que achou, sim? Um beijinho carinhoso, Betty em tempo: vou linkar este seu cantinho também !)

Anônimo disse...

DEBORAH VC TÁ DE PARABÉNS! O SEU BLOG É O MELHOR E MAIS VERSÁTIL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO QUE EU JÁ VISITEI. SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ME VI TOTALMENTE AMPARADA COM SUAS SUGESTÕES...VALEU!!!!
UM ABRAÇO, MARIANA.
JOÃO PESSOA - PB

Professora Maria disse...

AMEI ESSA SUGESTÃO!!! COMO TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO, ME AJUDARÁ MUITO. OBRIGADA POR PARTILHAR CONOSCO. APROVEITO P/ PEDIR LICENÇA E LEVAR ESSA POSTAGEM P/ O MEU BLOG, POIS IDÉIAS ASSIM PRECISAM SER DIVULGADFS. BEIJÃO!!!