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segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Projeto by Greyce são professores assim que fazem a diferença...


PROJETO INTERDICIPLINAR

1° TRIMESTRE DE 2007.


1.IDENTIFICAÇÃO:

SÉRIE: 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

TOTAL DE ALUNOS: 18.


DOCENTE: GREICE P. Z. DE AMORIM.


2.TEMA:

A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDISAGEM DA CRIANÇA.

3.SUBTEMAS:

Família

Escola

Criança

4.JUSTIFICATIVA:

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.

O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.

5. OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ØValorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;

ØPromover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;

ØRessaltar a importância da afetividade na escola e na família;

ØTrabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;

ØOrientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);

ØAdotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;

ØAprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros

7.DESENVOLVIMENTO:

ØConversação;

ØFilmes;

ØCantigas de roda

ØHistórias;

ØMúsicas;

ØContos;

ØPasseio na casa dos alunos;

ØPromover jogos;

ØPiquenique;

ØConversação sobre a família;

ØOrigem do nome;

ØÁlbum do nome;

ØPesquisa da família montando a árvore geanológica;

ØTrazer fotografias da família;

ØMural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;

ØAjudante do dia;

ØCorpo humano;

ØCuidado com as coisas alheias.

7.1- Metodologia:

ØAdaptar filmes sobre a família;

ØTrabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;

ØDiscutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;

ØFazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;

ØTrabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;

ØTrabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.


7.2- CONTEÚDOS:

ØLinguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;

ØLógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas

ØHistória e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;

ØCiências; higiene e corpo humano;

ØEnsino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.


8.ATIVIDADES:

ØReleitura de filme sobre a família;

ØUtilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;

ØTrabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;

ØPedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;

ØRecorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;

ØPartindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);

ØTrabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.


9.AVALIAÇÃO:

Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.


10. CRONOGRAMA:

Será desenvolvidos nos meses, de março, abril e maio.

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