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quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Projeto O Corpo e o espaço


"Lugares de brincar”

Eixo Temático: O Corpo e o espaço
Faixa Etária: 6 anos de idade

Objetivos: Proporcionar as crianças, sob a perspectiva lúdica, momentos de vivência de sensações e percepções acerca do corpo em relação ao ambiente imediato/próximo e suas dimensões.

Elemento desencadeador: espacialidade(s)

Materiais:

- Folhas de desenho A3, pincéis, tinta guache, giz de cera, lápis colorido;
- Placa de isopor ou caixa de papelão desmontada (para formar a base de uma maquete), sucata em geral
- Cola, fita adesiva, tesoura, barbante, papéis coloridos (seda, crepom etc.)

Vivência: projeção, apropriação e instalação de cantos para brincar na escola.
Após uma sessão de curiosidades sobre a História dos brinquedos e dasbrincadeiras (pode ser durante a roda de conversa), sugerir às crianças a criação ou reformulaçãodos espaços de brincar na sala e fora dela (se passível de intervenção). Ouvir e registrar idéias, opiniões e sugestões e,em seguida, promover uma circulação pelos espaços indicados pelas crianças. Propor a confecção de maquetes para fixar visualmente o projeto. Promover um debate a fim de que o grupo selecione o projeto com maior possibilidade de execução e mãos à obra. A execução do projeto poderá estender-se por uma semana e agregar novas propostas. Uma vez instalados os cantos assim permanecerão por todo o ano ou atéque as crianças manifestem o desejo de reformulá-los.

Duração: aproximadamente 60 min.

Situação problema: percorrer, reconhecer e significar os espaços da escolacomo território singular (eu e a escola) e plural (nós – eu, os outros e a escola).

Fundamentação
A criança está permanentemente aberta a curiosidade. Seu interesse pelo que a rodeia a mobiliza a investigar. O objetivo da OFICINA é valorizar as percepções da criança com a promoção de situações adequadas ao ambiente e favoráveis ao exercício curioso. É oferecer possibilidades de relações, descrições, identificações, comparações, observações, explorações, contato direto com a natureza e a lógica do vivido. Schultz, 1991

Vivência
Ao contrário de um jogo planejado, considera-se aqui a ação espontânea da criança frente a situação oferecida. Sendo assim, cabe ao(a) professor(a) apenas mediar situações de conflito e não interferir nas escolhas e preferências das crianças. Coelho, 2005

Observação
Deve o oficinista, entre outras coisas, saber relacionar o que ensina com as situações reais que se vive (texto com contexto), e de maneira especial, com as situações que se desenrolam na oficina. Vieira & Volquind, 2002

Atenção
Nunca perder de vista a preciosidade dos conhecimentos prévios e da ação simbólica que incidem sobre a bagagem cultural das crianças.

Outros encaminhamentos
Após a vivênciacom o espaço, a produção de maquetes e a instalação dos cantos para brincar sugerir às crianças:

- Produzir um livro-állbum contado a história da criação dos cantos de brincar na sala e fora dela, confeccionar brinquedos com sucata para integrar os cantos;

- Promover junto aos familiares uma campanha de recolhimento de objetos comoroupas, sapatos, acessórios, bijouterias, panos (lenços, lençóis, mantas), cabides etc. para comporem o canto do teatro, do baú e das fantasias;

- Montar uma feira com a exposição das maquetes, do(s) livro(s)-álbum(ns), dos brinquedos confeccionados, painel expositivo sobre a História dos Brinquedos edas Brincadeiras, apresentação da nova configuração da sala e visitação doscolegas de escola (todos os níveis de ensino), professores, funcionários, parentes e amigos de bairro.

- Produzir material de divulgação da feira: cartazes, convites, folderes explicativossobre cada canto, brinquedo e material utilizado na realização do projeto.

- Sempre contar com a palavra e as percepções das crianças,buscando o estabelecimento e a manutenção conjunta de combinações em torno dassituações de aprendizagem.

- Em momento oportuno(*), conversar com as crianças sobre os contrastesque incidem sobre os objetos e no contato com os mesmos, bem como sobre suas percepções, formulações e conclusões acerca das substâncias que compõemseus corpos e os corpos dos objetos. (*) aproveitar ao máximo as oportunidades naturais que propiciam a exploraçãode idéias, regularidades e conceitos evitando, portanto, a sua artificialização.

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