Seguidores

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA- Interpretação de Texto


A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

Hoje de manhã, enquanto levava meu filho para a escola, assisti a diversas cenas de desperdício.
Rua após rua, homens e mulheres usavam mangueiras para lavar calçadas e carros com jorros e jorros de água potável.
Nos primeiros casos cheguei a diminuir a velocidade do meu carro para sinalizar aos dissipadores que não deveriam estar fazendo aquilo. Mas eles olhavam, sem entender o que eu queria passar com os gestos... e continuavam com as torneiras abertas.
Nos casos seguintes, desisti.
Só olhava, desolado, toda aquela água preciosa escorrendo pela calçada, pelas sarjetas...
Se voltar a percorrer o bairro nesta bela manhã de abril provavelmente vou surpreender mais dissipadores em ação.
Talvez já lavando carros, mais pátios e calçadas.
E vou, de novo, ficar triste com o desperdício escancarado, explícito, irresponsável.
O que fazer para que nós, nossos filhos e os filhos de nossos filhos tenham água de boa qualidade e em quantidade no futuro?
Acho que, para começar, falar com as crianças.
Se os adultos dão lições de desperdício, as crianças podem, no tempo, reverter o processo.
Enquanto crianças, podem entender melhor a necessidade de preservamos nossos recursos naturais. Água, inclusive.
Quando crescerem, vão substituir os adultos insensatos de hoje já com atitudes corretas no cuidado com o meio ambiente.
Longe de mim a idéia de transformar quem quer que seja em vigilante, patrulheiro, inspetor de recursos naturais.
Também seria insensato. Em alguns casos até perigoso.
Tem gente que não aceita críticas.
Mas se cada um de nós pudesse passar aos filhos, às crianças, em geral, propostas, idéias e conselhos para buscarem a economia, a racionalização do uso da água, teríamos um início de caminho já sinalizado.
E enquanto crianças e jovens vão se conscientizando, vamos pensando, num modo de chegarmos até os dissipadores adultos com orientação e informações.
Pra começar, à volta da escola, já vou falando sobre o assunto com meu filho.
De novo, porque lá em casa o assunto já é velho e conhecido.
Mas bons conselhos podem ser repetidos... e acumulados.
E cuidados com nossos recursos naturais deveriam merecer até mesmo algum tipo de saudação. Assim, como dizemos bom dia, boa noite, até logo, poderíamos começar a dizer: Salvou água, hoje? Apagou a luz que não está usando? Salvou uma árvore? Pensou nas crianças que não têm água para beber?...
Pode parecer meio dramático. Mas antes um dramático falado do que sentido.
Enquanto é tempo.

1) Pesquise e copie em seu caderno o significado das seguintes palavras:

dissipar – escancarar – explícito – insensatez – racionalizar –
desolado – sarjeta - reverter - escassez


2) Faça em seu caderno.
Copie os períodos e reescreva-os, substituindo as palavras ou expressões destacadas por sinônimos presentes no texto.

a) Se não houver melhor eficiência no uso da água, em um futuro próximo a carência desse líquido valioso será sentida e percebida abertamente aos nossos olhos..

b) Os esbanjadores de água agem como dementes e nos deixam muito tristes com sua atitude irresponsável.

c) Á água que corre pela valeta daquela rua vem de uma casa em que a dona deixou a mangueira jorrando água e dedica-se a conversar com a vizinha.

d) É preciso voltar a situação, adotando políticas públicas sérias que tratem do uso consciente e responsável da água.

3) Que elementos comprovam que o texto “A ÀGUA NOSSA DE CADA DIA” é uma crônica? Comente.

4) a) Leia com atenção as afirmativas abaixo e indique se são verdadeiras ou falsas.

5) ( ) O narrador do texto é um narrador-observador; não participa dos acontecimentos.
3) ( ) O cronista convoca a todos para tornarem-se patrulheiros da água.
9) ( ) Os dissipadores de água são os que mais a defendem e lutam por sua preservação.
4) ( ) O narrador do texto é um narrador-personagem; participa dos acontecimentos.
5) ( ) O cronista questiona o que pode ser feito para se resolver o grave problema da água.

b) A alternativa que apresenta a soma correta das afirmativas falsas é:

(a) 12
(b) 9
(c) 14
(d) 13
(e) 17

5) O que você faz ou pode fazer para evitar o desperdício da água em seu dia-a-dia?

6) Produção de texto.
Escreva um texto como se você fosse a ÁGUA deixando um recado aos habitantes do planeta Terra.
Capriche. Seja criativo(a) e demonstre seus conhecimentos
.

12 comentários:

Anônimo disse...

Acho super interesante seu trabalho e uso muitos dos textos para estudar junto com a minha irmã para provas de português e interpretação. porém, como não sou profissional da área, muitas vezes fico em dúvida da resposta coreta. Por que não há um gabarito para as questões, pelo menos para aquela s amis objetivas.

Anônimo disse...

Quem é o autor do texto?

cleo disse...

Autor e portador do texto?

Muito bom o teu trabalho,parabéns! Porém "deverias" citar o autor do texto e também seu portador, inclusive em textos para séries iniciais.

Unknown disse...

xatao

Anônimo disse...

Adorei seu texto e vou com certeza explorá-lo juntamente com meus alunos. Além de ser interessante, se trata também de um tema bastante relevante. Parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog.Parabéns!!!
Sou professora e estou aproveitando suas idéias.

professora Áurea

Anônimo disse...

olá, gostei muito do seu blog,gostaria que me mandasse o gabarito da interpretação de texto.
( keilinhatn@hotmail.com)

Juceli disse...

pq não tem as respostas?facilitaria muito...òtimo blog adorei!!!!!!!!

Anônimo disse...

OLA REALMENTE ESTA SUPER LEGAL,PORÉM DEVERIA TER AS RESPOSTAS .BJUSSSSSSS!

Anônimo disse...

Parabens pelo seu trabalho, você é realmente uma EDUCADORA apaixonada pelo seu trabalho.

islinhagatinha@hotmail.com disse...

Fiquei muito feliz em achar esse site e poder copiar o dever que a professora começou e nós poderíamos terminar e também porquê na hora que ela tivesse terminando lá no quadro eu não iria precisar copiar o texto'
Muito Obrigadoo...

Anônimo disse...

a realidade enfelismente é essa.o disperdício de água esta em todo lugar. sertamente irei passar o texto adiante,parabéns ao autor e suas belissimas palavras.