Seguidores

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Alfabetização- O nome como referência de trabalho

O NOME COMO REFERÊNCIA DE TRABALHO

Para se obter o resultado esperado, o trabalho com a escrita deve apresentar situações identificáveis para a criança e que representem algo, como no caso dos rótulos, ou alguém importante na sua vida.
Por esse motivo, encaminha-se também o trabalho pelo marco identificatório que é o próprio nome da criança. Com função de identificação, a palavra merece ser analisada por se configurar como texto.
Ressaltamos ainda a importância de se efetivar este trabalho com outros nomes:

da escola,

dos pais,

da cidade,

dos estados,

do país,

de revistas

e jornais, envolvendo-os em reflexões, auxiliando os alunos a fazerem relações básicas a respeito da língua escrita.


ALGUMAS SUGESTÕES PARA O TRABALHO COM NOME


- Escreva e leia o nome da criança em crachás, utilizando letra de imprensa maiúscula (caixa-alta) na presença dela, para que ela perceba.


- Estabeleça relações dos nomes dos alunos com outros que:


. têm o mesmo número de letras:

ex.: ALINE/ ANDRÉ/ JOYCE/ MARIA


. iniciam com a mesma pronúncia:
JOSILENE / JOSÉ


. iniciam com a mesma letra:

ROGÉRIO/ RICARDO/ RENATA


. terminam com a mesma pronúncia:

JULlANA / MARIANA / JOANA / JÉFERSON / ÂNDERSON / CLÉVERSON


. contêm palavras em si:
LUANA/ LUA/ ANA
LUCIANO /LÚCIA/ ANO
MÁRCIO/ MAR

. já foram contextualizados em sala de aula:
SAPO /SÔNIA/ SILVANA


  • Relacione o nome dos alunos com o nome do professor, da escola, da cidade, etc.

  • Escreva no quadro-de-giz o seu nome e leia em voz alta.

  • Destaque a letra inicial dizendo o nome da letra.-

  • Solicite aos alunos que recortem, de jornais e revistas, a letra inicial do nome do professor e colem no caderno.

  • Proponha a pesquisa de nomes que iniciam com a letra L, nos crachás dos alunos da sala.

  • Pedir a eles que pesquisem em revistas e jornais as letras que compõem o próprio nome.

  • Utilize os crachás para fazer chamada e jogos.

  • Monte o nome com o alfabeto móvel.

  • Selecione rótulos de produtos cujos nomes comecem com a letra inicial dos nomes dos colegas.

  • Copie o nome em etiquetas para identificar o materiat escolar.

  • Faça uma lista no quadro, separando os nomes de meninos e meninas. Depois, peça que copiem.

  • Mostre alguns desenhos de objetos cujos nomes também começam com a letra L. Peça aos alunos que digam os nomes dos objetos, escreva-os no quadro e, depois, solicite que copiem no caderno.

  • Proponha uma pesquisa de rótulos cujos nomes dos produtos também iniciam com a letra L e monte um mural com os alunos.

  • Solicite aos alunos que montem o nome do professor, com o acervo de letras. Peça que pintem da mesma cor as letras que se repetem no mesmo nome.

  • Solicite aos alunos que montem o nome Luciana, com o alfabeto móvel. Proponha que retirem as letras e observem os nomes encontrados.

  • Sugira aos alunos a brincadeira stop com a letra L.É interessante, durante todo o trabalho de alfabetização, propor desafios aos alunos, para que eles pensem sobre a escrita, sobre o que ela representa e como representa graficamente a linguagem.

Um comentário:

Mariza disse...

Parabéns ! Seu trabalho é muito bom. Todo aquele que ama o que faz só pode colher bons frutos e ter construções sólidas. Bye, bye. Prof Mariza