Seguidores

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto para ser trabalhado com os professores

De quantas maneiras você consegue tirar toda a água de um copo sem tocar nele?

Antonio Carlos Teixeira da Silva


Aceite este desafio. Faça o exercício em sua casa com sua família ou amigos. Todos estarão usando a própria criatividade de uma maneira lúdica e divertida. No final desta brincadeira “séria” ficará patente um conceito muito importante no mundo de hoje: sempre existem mais maneiras de se fazer uma tarefa.

Os problemas não têm necessariamente apenas uma resposta certa como aqueles testes em que os alunos têm de marcar cruzinhas. Este conceito deve ser transportado para todas as áreas de nossa vida: profissional, pessoal, etc. Um novo ano letivo já está se iniciando e que tal se você usar todo o seu potencial criativo para tornar as aulas mais agradáveis e conquistar a atenção dos alunos?

Comece fazendo uma auto-análise. Liste cinco razões pelas quais os alunos gostam de assistir as suas aulas. Agora você vai criar idéias para que suas aulas sejam o que existe de melhor. Em minhas palestras e workshops, ensino uma técnica muito simples de ser colocada em prática. Você responde a pergunta: “De que maneiras eu posso ...?” No local das reticências, você completa com o seu objetivo, problema ou desafio. Por exemplo: “De que maneiras eu posso motivar mais meus alunos?” A cada resposta que você der a esta pergunta você estará gerando uma nova idéia.

Abaixo você poderá exercitar esta técnica de criatividade. Dê, no mínimo, cinco respostas para cada uma das perguntas:

De que maneiras eu posso...

1. ... conhecer melhor os interesses dos meus alunos ?
2. ... captar melhor a atenção dos meus alunos ?
3. ... superar as expectativas dos meus alunos ?
4. ... tornar minhas aulas mais atrativas e motivadoras?
5. ... usar recursos diferenciados?
6. ... adicionar mais valor à formação do estudante?
7. ... melhorar?
8. ... simplificar?

Extrapole os limites das perguntas acima. Adicione quantas outras achar necessárias para que você possa dar as melhores aulas do mundo em 2008. Não se contente com menos. Pense grande. Pense criativamente.

Considerando que a criatividade pode ser uma maneira de viver a sua vida, aplique-a no seu dia-a-dia: em casa, no trabalho, com os filhos, nas brincadeiras, na solução de problemas, etc.

Para mantê-la em constante desenvolvimento, aqui vão algumas dicas: faça coisas diferentes do que você está acostumado; varie os trajetos entre sua casa e a escola; coma o que nunca comeu; se você gosta de assistir a dramas, assista a uma comédia ou a um filme de ação; converse com pessoas que nunca conversou; ouça muito; nunca aceite apenas uma resposta como definitiva; busque outras maneiras de fazer o que está fazendo.

Resumindo, criatividade é como andar de bicicleta. Depois que aprendeu a andar é impossível esquecer.

Algumas maneiras para você tirar toda a água deste copo sem tocar nele.

use canudo: você vai sugar
use esponja: você vai absorver
coloque uma pedra no copo: você vai deslocar
ferva a água: você vai dar energia
dê jato de ar: você vai dar energia
Pensando criativamente você encontrará muitas soluções diferentes para um problema.

Um comentário:

betty mello disse...

Super interessante seu blog, gostei mesmo !O clip do "acredite em você" é simplesmente o máximo !Parabéns!Quero convidá-la a visitar meus blogs tb (são 3 meus e 2 em parceria, os links vc encontra em todos), vou deixar só um endereço: http://canto-do-conto.blogspot.com Até lá ! Betty